Comida congelada: 5 dicas para preparar a sua

A comida congelada é uma ótima opção para quem não tem tempo, durante a semana, para preparar suas refeições diárias. Mas, recorrer a comida congelada industrializada não irá agregar muito para sua saúde, além de não oferecer muitos nutrientes que você precisará para ter energia para realizar todas as suas tarefas do dia.

Por isso, iremos te dar 5 dicas para começar a preparar sua comida congelada sem perder a qualidade e preservando os nutrientes. Confira.

Comida congelada: 5 dicas para preparar a sua

Dica 1 – Monte seu cardápio antes de começar

Se você vai preparar um cardápio de comida para congelar, é preciso definir antes o que será feito para não ocorrer o desperdício de alimentos. Além disso, assim você poderá acompanhar todos os nutrientes que o seu prato terá em cada dia. Se preferir, tente diversificar o cardápio da semana tendo pelo menos duas opções de comida congelada. Isso te ajudará a seguir a alimentação corretamente sem enjoar do alimento e acabar esquecendo-o no fundo do freezer.

Dica 2 – Dê preferência aos alimentos que possam ser congelados

Nem todo tipo de alimento casa bem com o processo de congelamento, o que acaba não tendo um resultado muito legal na hora de descongelar e consumir. Essa decepção pode acabar dando uma impressão errada sobre a comida congelada, mas você verá que se trata apenas de saber fazer as escolhas corretas.

Geralmente, carboidratos, proteínas, vegetais e até mesmo frutas e doces podem ser armazenados muito bem congelados. Mas, existem alguns que seriam melhor evitar para um resultado final melhor. Por exemplo, o tomate após o processo de descongelamento pode não ficar com uma textura muito interessante. Já os vegetais, é recomendado que sejam armazenados sem tempero (podendo inseri-los depois).

No mais, evite congelar leite e seus derivados – eles não possuem grande durabilidade e podem acabar prejudicando todo o seu trabalho.

Antes de Continuar as Dicas, deixarei algumas sugestões de Leitura:

Dica 3 – Armazene a comida congelada em potes individuais

Imagine a confusão que seria ter de descongelar todo o recipiente para tirar apenas uma parte para seu almoço ou jantar? Com certeza, além de não durar muito, seria um trabalho dobrado.

A ideia da comida congelada é que ela seja prática e saudável ao mesmo tempo, por isso tenha potes individuais para armazenar suas marmitas. Se possível coloque etiquetas em cada uma delas por dia da semana ou por tipo de alimento que tem dentro. Assim, você só precisará tirar do congelador e aquecer.

Dica 4 – Defina uma porção adequada para cada refeição

Quem nunca comeu demais no almoço ou na hora do jantar? Infelizmente, na maioria das vezes esse excesso é apenas gula – e acabamos nos arrependendo.

Mas, com a comida congelada em potes individuais você tem a oportunidade de colocar o tanto de comida que julgar necessário para uma alimentação saudável e que sustente. Chega de exageros. Com a comida congelada você poderá ter uma vida muito mais saudável.

Dica 5 – Congele frutas e evite comer doces

Se você tem dificuldade em deixar os alimentos doces de lado, tenho uma ótima dica para compartilhar: frutas congeladas. Com elas, você pode preparar um sorvete natural sem açúcar, fazer smoothies saborosos, colocar em receitas, dentre muitas outras possibilidades.

E o melhor, você estará consumindo algo muito mais nutritivo do que doces industrializados.

Conclusão

Viu como a comida congelada pode ser uma boa opção para o dia a dia de quem não tem tempo para cozinhar? Além de ser uma opção econômica, já que não precisará comer fora todos os dias, você estará tendo uma alimentação muito mais balanceada.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares para que eles também conheçam o paraíso da comida congelada.

You May Also Like