Comidas Indígenas No Brasil

Comidas indígenas no Brasil, eram as que sustentavam os brasileiros indígenas antes do descobrimento, além de outras criadas ao longo dos anos para se adaptarem às condições climáticas e geográficas onde viviam.

Os brasileiros indígenas possuíam uma diversificada alimentação, mas muitas vezes não havia condimentos para temperar a refeição, por isso o fogo era fundamental em todas as comidas. Os índios usavam dois pedras duras: uma macia chamada sapucaia e outra, conhecida como tapuaçu.

Veja a seguir algumas das comidas infígenas no Brasil:

1) Arariboia: é uma comida de origem indígena feita a partir da carne do jacaré, junto com o filé de peixe, amendoim e leite de coco.

2) Caldillo Colorado ou Caldo Verde: é um tipo de sopa servido na Argentina. É cozido durante muitas horas para ficar mais macio e soltar todo seu caldo. Sua cor é amarela por causa da pimenta-biquinho que dá o tom vivo à receita. A tradição afirma que se trata da combinação do pimentão e do coentro com os recheios básicos que são a carne moída, o tomate, a cebola e o leite de coco. A receita também é muito conhecida na Argentina e no Peru.

3) Farofa Rondon: feita com farinha de mandioca ralada em pedacinho pequenos junto com alho, cebolas e ervas variadas.

4) Frango Assado: assado em espeto sobre lenha coalhada, servido com inhame frito, Arroz branco e couve.

5) Lombo Enrolado: lombo de porco agridoce em calda picante e temperado com ervas, enrolado numa folha de bananeira e cozido no forno ou fogão a lenha. É servido com arroz branco e couves coloridas cortadas grosseiramente.

6) Macaxeira cozida: é uma espécie de purê feito à base de raiz-forte (mandioca), um dos vegetais mais importantes da alimentação indígena nos país. Além disso também podem-se misturar milho, farinha de mandioca ou banana.

7) Manicoba: feito a base de camarão seco macerado e moído em um pilão, temperando com alho, cebola picada e pimenta branca.

É servido nas festas juninas de todo o Brasil.

8) Paçoca: consiste num tipo de doce feito à base de amendoim e castanhas trituradas grosseiramente juntamente com rapadura (cana com açúcar mascavo). Além disso podem ser acrescentados coco ralado e manteiga de garrafa. A receita é cozida no forno, como os doces normais.

9) Pequi: é uma fruta exclusiva da região amazônica, que possui propriedades medicinais, nutritivas e digestivas.

O pequi não apresenta agrotóxico e possui alta concentração de minerais (cálcio, ferro e fósforo), vitaminas (A, B1, B2, C) e antioxidantes conhecidos como carotenoides para combater o envelhecimento precoce.

10) Pimenta-do-reino: é uma pequena e arredondada pimenta verde oriunda da América tropical, que tem um sabor mais suave do que a comum.

Muito utilizado para temperar carnes ou saladas doces e salgadas, principalmente em decorrência de seu aroma e pouca ardência quando ingerido.

Por favor, continue lendo nossos conteúdos… Está gostando das nossas sugestões? Quer mais artigos para continuar a leitura…

You May Also Like