Comidas indígenas no Brasil, eram as que sustentavam os brasileiros indígenas antes do descobrimento, além de outras criadas ao longo dos anos para se adaptarem às condições climáticas e geográficas onde viviam.
Os brasileiros indígenas possuíam uma diversificada alimentação, mas muitas vezes não havia condimentos para temperar a refeição, por isso o fogo era fundamental em todas as comidas. Os índios usavam dois pedras duras: uma macia chamada sapucaia e outra, conhecida como tapuaçu.
Veja a seguir algumas das comidas infígenas no Brasil:
1) Arariboia: é uma comida de origem indígena feita a partir da carne do jacaré, junto com o filé de peixe, amendoim e leite de coco.
2) Caldillo Colorado ou Caldo Verde: é um tipo de sopa servido na Argentina. É cozido durante muitas horas para ficar mais macio e soltar todo seu caldo. Sua cor é amarela por causa da pimenta-biquinho que dá o tom vivo à receita. A tradição afirma que se trata da combinação do pimentão e do coentro com os recheios básicos que são a carne moída, o tomate, a cebola e o leite de coco. A receita também é muito conhecida na Argentina e no Peru.
3) Farofa Rondon: feita com farinha de mandioca ralada em pedacinho pequenos junto com alho, cebolas e ervas variadas.
4) Frango Assado: assado em espeto sobre lenha coalhada, servido com inhame frito, Arroz branco e couve.
5) Lombo Enrolado: lombo de porco agridoce em calda picante e temperado com ervas, enrolado numa folha de bananeira e cozido no forno ou fogão a lenha. É servido com arroz branco e couves coloridas cortadas grosseiramente.
6) Macaxeira cozida: é uma espécie de purê feito à base de raiz-forte (mandioca), um dos vegetais mais importantes da alimentação indígena nos país. Além disso também podem-se misturar milho, farinha de mandioca ou banana.
7) Manicoba: feito a base de camarão seco macerado e moído em um pilão, temperando com alho, cebola picada e pimenta branca.
É servido nas festas juninas de todo o Brasil.
8) Paçoca: consiste num tipo de doce feito à base de amendoim e castanhas trituradas grosseiramente juntamente com rapadura (cana com açúcar mascavo). Além disso podem ser acrescentados coco ralado e manteiga de garrafa. A receita é cozida no forno, como os doces normais.
9) Pequi: é uma fruta exclusiva da região amazônica, que possui propriedades medicinais, nutritivas e digestivas.
O pequi não apresenta agrotóxico e possui alta concentração de minerais (cálcio, ferro e fósforo), vitaminas (A, B1, B2, C) e antioxidantes conhecidos como carotenoides para combater o envelhecimento precoce.
10) Pimenta-do-reino: é uma pequena e arredondada pimenta verde oriunda da América tropical, que tem um sabor mais suave do que a comum.
Muito utilizado para temperar carnes ou saladas doces e salgadas, principalmente em decorrência de seu aroma e pouca ardência quando ingerido.