Lanches para crianças: 4 dicas saudáveis e deliciosas

Preparar lanches para crianças é um verdadeiro desafio que muitos pais enfrentam, afinal existe uma certa resistência por boa parte da criançada quanto a alimentos saudáveis. Por eles, viveriam de doces, salgadinhos e outros itens nada recomendados para crianças.

Mas, é possível oferecer lanches deliciosos e que, ao mesmo tempo, ofereçam um bom valor nutricional. Para ajudar os papais e mamães que não sabem mais como preparar bons lanches para crianças, iremos dar algumas dicas saudáveis e deliciosas neste artigo. Confira.

Lanches para crianças: 4 dicas saudáveis e deliciosas

1. Ofereça um alimento balanceado e completo

Para que o seu filho tenha todos os nutrientes que uma criança precisa no seu dia a dia, o ideal é seguir a seguinte fórmula ao preparar o lanche:

  • 1 opção que contenha proteína: iogurte, ovo, omelete, queijo;
  • Opção que contenha carboidrato: pães, torradas, bolo, biscoitos;
  • 1 opção que contenha vitaminas,minerais e fibras: frutas ou vegetais;
  • Líquidos: sucos, chás, água de coco ou apenas água natural.

Você pode salvar essa pequena lista para não se esquecer de oferecer uma opção de cada, pelo menos, em cada lanche da criança.

2. Ofereça uma quantidade adequada para o lanche

A quantidade de cada uma dessas opções irá variar conforme a idade da criança e o quanto ela costuma comer até se sentir saciada. Levar comida de menos poderá deixá-lo com fome muito cedo e levar demais poderá acarretar em sobrepeso ou até mesmo desperdício do alimento.

No início você pode ir acompanhando o quanto a criança está comendo e ir consultando o que ela comeu, se queria mais ou menos de cada alimento, etc.

Por favor, continue lendo nossos conteúdos… Está gostando das nossas sugestões? Quer mais artigos para continuar a leitura…

O importante é que a criança coma o lanche, portanto não tente enviar alimentos que ela não costuma comer ou não gosta – isso só fará com que ela fique sem comer e sinta fome depois.

Se quer oferecer opções mais saudáveis, tente usar a criatividade para preparar pratos que sejam saborosos e nutritivos ao mesmo tempo – como uma salada de frutas, um doce fit, opções integrais, dentre outros.

3. Ofereça opções com carboidratos, mas escolha opções mais saudáveis

O carboidrato é essencial para garantir que a criança tenha energia durante o dia, principalmente se ela passar o dia inteiro na escola. Mas, ele em excesso pode ser um perigo para a saúde da criança, podendo acarretar no sobrepeso.

Você pode optar por opções integrais, como na farinha ao fazer um bolo, por exemplo; oferecer alimentos onde existem carboidratos bons, como o milho, a batata-doce, a tapioca, etc; e muito mais.

Dica: com a batata-doce você pode fazer chips, que irão chamar muito mais a atenção da criança do que o legume em si.

4. Planeje-se antes

Sabemos que a vida de pai e mãe não é fácil, sendo muito corrida ao lidar com trabalho e filhos. Por isso, se você quer que sua criança tenha acesso a uma alimentação mais saudável, planeje sua semana para que não ocorra falhas.

Você pode fazer esse planejamento e até mesmo pedir sugestões para a criança, caso ela já seja grande o suficiente para isso.

Conclusão

Preparar lanches para crianças é uma opção mais em conta do que deixar para comprar no local, seja em um passeio, na escola, etc. Além disso, é uma forma de saber o que ela está comendo e, assim, podendo garantir uma alimentação mais saudável.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com os papais e mamães que você conhece, assim todos poderão repensar na forma de preparar os lanches para crianças e oferecer opções mais saudáveis para elas. Quanto antes elas começarem a se alimentar de forma correta, melhor para seu desempenho e funcionamento do organismo.

You May Also Like