Quentinha de comida baiana veja as diferenças entre outros estados

A quentinha de comida baiana, tem sua particularidade devido aos ingredientes utilizados em sua preparação. Trata-se de uma variação da “Caldeirada de peixe” portuguesa. A diferença entre os dois pratos é como ela é preparada e com que tipos de peixe.

Enquanto a caldeirada de peixe tem todos os seus ingredientes cozidos juntos, geralmente com algum tipo de batata enrolada ou fruta-pão embebida em água para evitar que fiquem grudados juntos, e em seguida filetados e servidos em pratos,

A quentinha de comida baiana usa apenas filetes e deixa de fora batatas e fruta-pão: eles não são ingredientes tradicionais deste prato, portanto não podem ser considerados seus ancestrais diretos.

Usamos mais de vinte tipos diferentes de peixes para fazer nossas “Quentinhas”, como o pacu tra branco, tra, jaraqui, pintado, piau-verdadeiro, dentex.

Mesmo os tipos mais humildes estão presentes em nossas receitas: cavala, pacu pequeno e outros peixes que ainda não ganharam um lugar em restaurantes, mas que têm seu próprio lugar em nossa cozinha.

Há várias maneiras de cozinhar o peixe para este prato, dependendo da área em que você o está cozinhando. Por exemplo, em Salvador eles juntam três ou quatro pedaços de filetes para fazer uma “Quentinha”, enquanto em outros lugares eles usam apenas um pedaço por porção.

Outra diferença é como o suco de limão é usado: algumas pessoas o adicionam ao fritar o peixe enquanto outras o deixam de fora por completo. Nossa preferência é por fritá-losseparadamente.

O peixe estufado também é um ingrediente para fazer “Quentinhas de comida baiana”.

Os feitos com este tipo de peixe são normalmente servidos com feijão ou arroz, acompanhados de farofa (farinha de mandioca cozida na manteiga) e mandioca frita.

Este prato é muito tradicional na Bahia, especialmente nos bares da cidade onde a figura quintessencial da “cabra” pode ser encontrada bebendo sua cerveja enquanto se come estes deliciosos filés”

Por favor, continue lendo nossos conteúdos… Está gostando das nossas sugestões? Quer mais artigos para continuar a leitura…

You May Also Like