Receitas saudáveis e sustentáveis: 2 opções para você preparar.

Preparar receitas saudáveis e sustentáveis pode ser um desafio para muita gente, afinal o tempo é algo precioso quando preparamos nosso próprio alimento – mas, que também é algo que está cada dia mais curto, com tantas responsabilidades do dia a dia. Mas, saiba que é possível ter uma alimentação saudável se você tirar pelo menos um dia da semana para preparar suas refeições.

Você pode investir em marmitas congeladas, preparar no final de semana para ir consumindo durante a semana, optar por lanches práticos e saudáveis como frutas e iogurtes naturais, dentre outras possibilidades.O mais importante é você começar e, para isso, separamos algumas receitas saudáveis e sustentáveis que irão te ajudar a ter mais motivação. Confira.

Receitas saudáveis e sustentáveis: 2 opções para você preparar

Bolo de casca de banana

  • 4 cascas de banana madura;
  • 4 ovos;
  • 2 xícaras (chá) de açúcar;
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 1/2 xícaras (chá) de óleo;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga;
  • 1 xícaras (chá) de leite;
  • 2 colheres de fermento em pó;
  • Canela para polvilhar.

Modo de Preparo

  1. Combine a casca da banana, leite, óleo, ovos e manteiga em um liquidificador até ficar liso.
  2. Em uma xícara de mistura, combine o açúcar, a farinha e o fermento em pó.. Depois acrescente a massa do liquidificador e misture até ficar uma massa homogênea;
  3. Coloque em uma forma média, polvilhe a canela e coloque para assar em forno médio. Se preferir, coloque algumas bananas para enfeitar por cima.
  4. Está pronto seu bolo de casca de bananas.

Obs.: se preferir, você pode seguir uma opção de receita vegana/vegetariana (sem ovos, manteiga e leite por exemplo. Faça da maneira que atender seus ideais.

Por favor, continue lendo nossos conteúdos… Está gostando das nossas sugestões? Quer mais artigos para continuar a leitura…

Hambúrguer de grão-de-bico

Você precisará de:

  • 4 xícaras de grão de bico;
  • 1 cebola média;
  • 1 xícara de flocos de aveia moída em um liquidificador, ou 1 xícara de farinha de aveia;
  • água filtrada;
  • azeite a gosto;
  • sal a gosto;
  • cúrcuma (açafrão da terra) a gosto;
  • coentro, cebolinha, salsa ou outros temperos a gosto.

Para o preparo:

  1. Coloque o grão de bico de molho, o ideal é que ele fique de um dia para o outro (pelo menos 12h). Vá trocando a água nesse período se julgar necessário;
  2. Depois, escorra a água e coloque o grão-de-bico para cozinhar na pressão com uma nova água por aproximadamente 30 minutos;
  3. Escorra o grão-de-bico e transfira para uma tigela com água gelada, para facilitar a retirada das cascas (isso é opcional);
  4. Em uma panela, dourar a cebola picada em azeite de oliva até dourar, depois adicionar o grão de bico e cozinhar por mais alguns momentos.;
  5. Acrescente a cúrcuma, o sal e, depois, triture o grão-de-bico. Você pode usar um mixer ou o liquidificador;
  6. Acrescente os temperos e continue batendo, verificando se está bom de sal. Deixe esfriar e acrescente a aveia, até dar o ponto para fazer os hambúrgueres;
  7. Prepare os hambúrgueres, embale um a um e armazene no seu freezer ou congelador;
  8. Para consumo, retire cada unidade do freezer e leve a uma frigideira ou air fryer, o que preferir. Acrescente azeite para ajudar no preparo.
  9. E está pronto o seu hambúrguer de grão-de-bico.

Extra: aproveite as cascas dos alimentos

Sim, é possível utilizar as cascas dos alimentos de uma maneira sustentável – como mostramos na receita de bolo de casca de banana acima. Por exemplo, a casca do Kiwi é rica em compostos fenólicos, flavonóides e vitamina C. Ela é ótima para melhorar a função intestinal e tem propriedade laxativa. E tudo isso é descartado no momento do consumo.

Você pode comer a casca da fruta junto dela ou, se preferir, pode usar no preparo de sucos. A casca da banana é outro ótimo exemplo de algo benéfico para a saúde mas que também é descartada. Para os vegetarianos, ela vira até carne com um preparo adequado. Pode ser usada para o preparo de farofas e bolos.

Esses são alguns exemplos, mas existem diversas cascas e folhas de alimentos que podem ser reaproveitados e trazer muitos benefícios para a nossa saúde, como: casca da abóbora, talos de couve-flor, casca do maracujá, etc.

Conclusão

Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando para mais receitas incríveis e não deixe de compartilhar com seus amigos e familiares, vocês podem acabar se unindo e preparando ótimas refeições juntos.

Continue Lendo…

You May Also Like